sábado, 3 de dezembro de 2011

“Não siga o passado, não se perca no futuro. O passado não existe mais, o futuro ainda não chegou. Observando profundamente a vida como ela é, aqui e agora, é que permanecemos equilibrados e livres. (Bhaddekaratta Sutta) "




domingo, 23 de outubro de 2011

Para que serve a acupuntura

A acupuntura visa o ser humano como um todo, leva em consideração os aspectos energético, físico, emocional, mental e espiritual.
Tem como objetivo restaurar o equilíbrio, harmonizar, trazer o estado de bem estar e plenitude do ser humano.
É a terapia ideal pois atua buscando o equilíbrio do interior e manifestando-o no exterior.
A acupuntura atua em problemas físicos (dores nas costas, joelhos), emocionais (depressão, estresse), sistêmicos (enxaqueca, má digestão).
A acupuntura estética atua trazendo para fora a beleza interior.
Seja facial (rugas, flacidez) ou corporal (celulite, excesso de peso, retenção de líquido), todas as alterações estéticas tem grande relação com o estado de espírito e emocional.

Acupuntura desportiva atua tanto na prevenção e tratamento de lesões, como na melhora de performance esportiva.


domingo, 16 de outubro de 2011

Quando a boca cala... o corpo fala!!!

O resfriado ocorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta aparece quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a criança interna tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.
Preste atenção!

Se amar faz bem!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Se não quiser adoecer - dicas e atitudes

TOME DECISÃO

Pessoas indecisas são aquelas pessoas que vivem com dúvidas sobre tudo. Essas dúvidas geram ansiedade, que como consequência geram angústia! Indecisão gera problemas e preocupações desnecessárias.
Ser uma pessoa acertiva é bom.
Mas decidir sobre questões simples do dia a dia significa também saber renunciar algumas coisas, saber perder vantagem, desistir de alguns valores, mas para com isso ganhar outros!
Pessoas que vivem indecisas frequentemente apresentam doençs nervosas, gástricas, até mesmo problemas de pele!


BUSQUE SOLUÇÃO

Pessoas que vivem os problemas como se fossem parte de suas vidas acabam se tornando pessoas deprimidas. Esse sentimento gera negatividade,  pessoas negativas atraem ainda mais sentimentos negativos.
As pessoas negativas não buscam soluções para seus problemas e às vezes acabam até por aumentá-los de forma desnecessária.
Nós somos energia, somos aquilo que pensamos e atraímos aquilo pensamos.
Nosso pensamento gera a nossa energia, portanto, pense positivamente!


ACEITE-SE

Rejeição de si próprio, baixa auto estima faz com que sejamos algozes de nós mesmos.
"Ser eu" é muito mais saudável para a mente e consequentemente para o corpo.
As pessoas que não se aceitam acabam se tornando pessoas inseguras, invejosas, ciumentas, imitadores e competitivos de forma destrutiva.
Aceitar-se e permitir ser aceito, saber receber críticas... gera crescimento pessoal e sabedoria.


NÃO VIVA DE APARÊNCIA

Não esconda sua realidade. Se mostrar perfeito, fingir, fazer pose, querer passar a impressão de que se está sempre bem, se mostrar bonzinho e constantemente prestativo para tudo e todos = Sentimentos de sobrecarga e toneladas de peso nas costas!! Por dentro essas pessoas vivem se auto punindo e sofrem constantemente em busca de algo que não existe: A perfeição humana!
Ser fachada: Muito verniz, mas pouca raiz!


CONFIE

Quem não confia não se comunica, não se abre, não se relaciona.
Uma pessoa sem confiança nos outros muitas vezes não confia em si mesmo.
As pessoas não são perfeitas, muitas vezes podem nos decepcionar, mas se não tentarmos confiar mais uma vez e podemos levar a vida sem encontrar uma única amizade verdadeira.


BUSQUE ALEGRIA

Bom humor, lazer, risada, rir de si mesmo = Saúde!
A alegria de uma pessoa pode espalhar e alegrar um ambiente inteiro.
Alegria e riso é terapêutico! Tenha amigos que te façam rir, assista comédias, busque o lado bom das coisas simples e verá como os dias se tornarão muito mais leves!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O que é acupuntura


A acupuntura é uma das diversas terapias chinesas que tem como objetivo à prevenção e o tratamento de doenças, através de estímulos em pontos na superfície do corpo que restauram o equilíbrio, harmonizam o movimento de nossa energia vital Qi, trazendo o estado de bem estar e plenitude do ser humano.

A medicina tradicional chinesa se fundamenta no funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, tratando o ser humano como um todo. Seu conceito é de que emoções muito fortes e/ou prolongadas, má alimentação, cansaço excessivo, falta de repouso, causam o desequilíbrio de nossa energia vital Qi, gerando as patologias.

É uma técnica praticamente indolor, consiste na aplicação de agulhas específicas (cerca de10x mais finas que as agulhas de injeção) revestidas por um silicone que proporciona uma aplicação suave. É um método seguro por utilizar-se de agulhas descartáveis e pode ser associado com outros tratamentos.



Atua tanto no tratamento quanto na prevenção de:

• Problemas físicos (dores nas costas, joelhos)

• Emocionais (depressão, estresse)

• Sistêmicos (enxaqueca, má digestão)

• Estética facial e corporal

• Estimulação do sistema imunológico

Mais do que uma medicina holística e zen, a acupuntura busca o encontro interior para manifestar a saúde, paz e beleza no exterior de cada indivíduo.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Acupuntura e as emoções



Apesar da conexão mente/corpo ter sido reconhecida relativamente há pouco tempo na medicina ocidental, a interação das emoções com o corpo físico é um aspecto essencial na Medicina Tradicional Chinesa. Cada órgão do nosso corpo possui uma relação energética a uma emoção. O desequilíbrio em determinada emoção pode afetar a função do órgão que a representa. Algumas emoções que comumente causam desordem no equilíbrio do nosso organismo:




Raiva, irritabilidade, impaciência: Estes sentimentos estão associados ao fígado. Por sua natureza, a raiva causa o aumento do chamado “fogo do fígado”, o Qi (nossa energia vital) se desequilibra aumentando sua quantidade para a região alta do corpo, o que provoca rosto e olhos avermelhados, dores de cabeça e vertigens. A raiva também pode fazer o Qi do fígado prejudicar a digestão, geralmente isso ocorre com pessoas que discutem na mesa de refeições ou comem enquanto dirigem.

Essa estagnação do Qi altera o estado de humor, podendo causar desordens menstruais ou até mesmo depressão.
Alegria excessiva está ligada ao coração. Uma desordem relacionada à alegria pode parecer estranha, já que a maioria das pessoas deseja o máximo de alegria em suas vidas. As desordens dessa emoção não são causadas pela felicidade, e sim, quando o entusiasmo ocorre de forma excessiva ou boas notícias súbitas chegam como um choque para o sistema.

É claro que a morte de um cônjuge ou a perda de um emprego é uma fonte significante de estresse. Porém, um casamento ou promoção no emprego, ainda que seja uma ocasião feliz, também é uma fonte de estresse. Uma pessoa que está constantemente saindo, freqüentando festas e vivendo uma vida de excessos, pode acabar desenvolvendo desequilíbrios do coração como palpitações, ansiedade e insônia.

Para a medicina chinesa, o coração é o lar do espírito (shen). Uma pessoa com distúrbios no Qi do coração pode ser vista conversando consigo mesma e pode até ter surtos de gargalhadas. Tal comportamento resulta da incapacidade do órgão do coração em proporcionar um local de descanso estável para o espírito. Esse tipo de desequilíbrio é tratado com acupuntura ao longo do meridiano do coração.


A preocupação, uma emoção muito comum em nossa sociedade repleta de estresse, é associada com o baço e os pulmões. O baço é responsável em transformar o alimento ingerido em Qi, se estiver enfraquecido não poderá realizar essa transformação de maneira eficaz. Já os pulmões debilitados são incapazes de extrair o Qi do ar respirado de forma eficaz.

Em conseqüência, a pessoa pode apresentar distúrbios digestivos, opressão no peito, problemas respiratórios, fadiga crônica, sensação de "transportar o peso do mundo sobre seus ombros" e até problemas de pele, como oleosidade excessiva e acne. O tratamento da acupuntura deve proporcionar à pessoa melhora da função energética desses órgãos para melhor lidar com os problemas da vida em vez de vivenciá-los.



Tristeza, frustrações reprimidas, pesar: Afetam os principalmente pulmões, produzindo fatiga, falta de ar, choro fácil, opressão e dor no peito, depressão. O tratamento dessa condição envolve acupuntura para os pontos ao longo dos meridianos do pulmão e rim.



Ansiedade e medo: Está relacionada energeticamente com os rins. Hoje em dia é comum a ansiedade prolongada ou medo devido às preocupações com o futuro, o que pode esgotar a energia Qi dos rins, o que pode eventualmente levar à fraqueza crônica, fraqueza de unhas, cabelos.



Situações de choque: Especialmente debilitante para os rins e o coração. A reação "lutar ou fugir" causa uma liberação excessiva de adrenalina das glândulas adrenais ou supra-renais, que se localizam sobre os rins. Isso faz o coração responder com palpitações, ansiedade e insônia. O estresse crônico oriundo do choque pode ser muito debilitante para o sistema inteiro, causando uma ampla gama de problemas. O choque severo pode ter um efeito duradouro sobre o shen do coração, como fica evidente em vítimas da síndrome do estresse pós-traumático. O tratamento com a acupuntura deve ser regular, também é interessante associar psicoterapia.