domingo, 14 de novembro de 2010

Acupuntura no Esporte

A acupuntura além de ser utilizada para promover o equilíbrio energético de seres humanos, tratar desequilíbrios físicos e emocionais, lesões, dores, e promover qualidade de vida, pode também ser utilizada para melhorar a performance esportiva.

No Japão existem relatos da utilização de pontos especiais antes de longos combates de Judô ou de lutas marciais.

Cada esporte possui um grupo muscular e articular de maior utilização e que conseqüentemente pode ser sobrecarregado. Para ter um bom desempenho em sua prática, além do atleta se dedicar, cabe ao seu treinador desenvolver um treinamento esportivo específico para sua modalidade esportiva.

Na visão da medicina tradicional chinesa, os esportes em geral são divididos conforme a utilização do corpo para tal atividade e é dividido basicamente em três categorias:

- Os que utilizam mais das pernas (corrida, futebol, ciclismo...)

- Os que utilizam mais os braços (remo, boxe, arremessadores...)

- Os que são chamados de mistos (natação, triatlo...)

Na acupuntura, temos que utilizar pontos que ajudem a melhora do desempenho muscular, articular,cardíaco e respiratório, procuranto enfatizar aquilo é exigido dentro de cada modalidade.

Por exemplo, no ciclismo e na corrida, o atleta utiliza predominantemente os membros inferiores. Porém tanto no ciclismo quanto na corrida é necessário muito trabalho de tronco e membros superiores para um bom desempenho, além de requerer um bom condicionamento cárdio respiratório e boa resistência muscular.

Já na modalidade de natação é necessário gerar movimento pela utilização de membros superiores e inferiores e superar a resistência (atrito) que a água promove. É um dos esportes mais completos, pois exige um esforço de praticamente todos os músculos do corpo, favorecendo o desenvolvimento da força muscular, da resistência e do condicionamento cardio-respiratório.

Pela teoria Zang-Fu  (órgãos e vísceras) é interessante utilizar pontos que trabalhem com a função do Pi (baço - pâncreas), pois este é responsável pela nutrição dos músculos.

O Gan (fígado), que além de responsável pela nutrição dos tendões também é responsável pela circulação do Qi (nossa energia vital) pelos meridianos. Na medicina ocidental, o fígado também é responsável pelo metabolismo da glicose, sendo seu correto metabolismo fundamental para uma boa realização de qualquer trabalho físico.

Além do benefício músculo-esquelético,  a acupuntura pode ser utilizada em casos de falta de vigor físico, anemia, baixa imunidade, alterações do ciclo do sono, entre outras alterações que podem afetar o ritmo de treinamento.

Antes de um treinamento ou competição a acupuntura tem apresentado ótimos resultados ao ser realizada para estimular a capacidade física. E após também pode-se utilizar da acupuntura para que o atleta tenha uma recuperação mais eficiente e rápida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário